quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

AS PROVAÇÕES DA VIDA




"Seres falíveis na Terra, sempre os há, pois é nela que as provas são vivenciadas, é nela que o aprendizado maior se realiza, e é nela que a modificação interior, como resultado do esforço de cada um, é efetuada."


Eça de Queirós




Nossa passagem terrena é permeada de acontecimentos que, por muitas vezes, nos deixam marcas fortes ou indeléveis. As mais fortes agem em nosso pensamento, fazendo com que alteremos até o rumo de nossa vida.


Sabemos que nossa consciência é um laboratório de extraordinário alcance, ao ponto de comandar e controlar nossos atos, apontando-nos , como se fora uma bússola, os horizontes para nossa jornada.


Receptora de infinitas informações captadas pelos sentidos, a consciência depura, através de sensores que a formam, as nossas vivências e experiências, salvaguardando aquelas que, de um modo ou de outro, um dia, servirão de parâmetro para nosso modo de pensar e/ou expressar mudanças comportamentais. 


Tudo isso concorre para a modificação interior de cada indivíduo, na medida em que nos esforçamos para exercitar um aprendizado gradativamente maior na parte espiritual, posto que somos e seremos sempre seres falíveis em constantes provas na romagem terrena.


Assim é que, exposto aos vícios que ainda corrompem a humanidade,  o homem se desestabiliza, falindo em seus propósitos de agir e pensar, carreando para si vivências na dor e no sofrimento.


A abençoada oportunidade da existência neste planeta de provas e expiações,
é de suma importância para o ser que aqui aporta, a fim de redimir-se de seus erros de vidas pregressas e, assim, alcançar o progresso espiritual tão almejado.


A todos, indistintamente, Deus concede o direito de promover a própria evolução. Porém, aqui chegando, esquecidos do que se propuseram a cumprir e, muitas vezes, pedido por eles próprios para viver determinadas situações que levassem à redenção do passado, deixam-se cair nas armadilhas e artimanhas do mundo, perdendo a chance que a vida lhes concedeu.


E assim, há espíritos que estão, há milênios em idas e vindas, na busca do
equilíbrio e da paz espiritual. Com o retorno à pátria de origem, dão-se conta dos erros que cometeram e seu arrependimento e sofrimento tornam-se insuportáveis. Mais uma vez falharam no comprometimento com Deus.


Portanto, são compreensíveis as provas difíceis para  determinados espíritos, uma vez que Deus em sua infinita bondade e misericórdia, deixou de acolher, em seu regaço de amor, mais um filho perdido.


Que possamos, nesta maravilhosa oportunidade de redenção que ora desfrutamos, unirmo-nos em sentida prece ao Pai, pedindo por aqueles que ainda se encontram em débitos, cujo sofrimento tanto nos toca e, também por nós, para que sejamos os filhos pródigos de Deus.


Que assim seja!

7 comentários:

  1. Boa Noite Paraguassu!!!

    Aqui é uma escola...a consciência disso nos faz aproveitar melhor o que nos é ensinado!!!
    É muito dificil aceitar certos acontecimentos...mas temos que ter uma comunhão com Deus para suportar as provas!!!

    Te desejo Uma noite de Paz

    Um grande Beijo

    ResponderExcluir
  2. Boa-noite Cris,
    Também te desejo uma noite de paz e te agradeço pela visita. Teu comentário é sempre bem-vindo e muito importante para mim.
    Um beijão,
    Maria Paraguassu.

    ResponderExcluir
  3. MARIA QUE MARAVILHA DE TEXTO ADOREI ,,GOSTEI MUITO DE CONHECER VOCE,TAMBEM SOU ESPIRITA E TENHO UM BLOG QUE É (MENTORESDELUZ.BLOGSPOT.COM)
    GOSTARIA QUE SE POSSIVEL VIESSE A CONHECER,NÃO ME FILIEI NO SEU PORQUE,DEU UM PROBLEMA DE CONECSÃO
    MAS VOLTO MAIS VEZES ,UM ABRAÇO COM CARINHO
    MARLENE

    ResponderExcluir
  4. Em primeiro lugar, obrigada por marcar presença e meu blog; depois, quero lhe parabenizar pelo seu, que é simplesmente magnífico, com muitos textos sublimes e inspiradores para que reiniciemos sempre nossa jornada com fé e coragem. Obrigada. Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia amiga,estou aqui novamente para agradecer
    sua visita,a qual me deixou muito feliz,
    seja muito bem vinda,adoro encontrar pessoas,que
    estudem o espiritismo,e como no seu caso tenham entendimento,conhecimento da doutrina,lido estas post,,temas que enternesem nosso coração,mais uma vez obrigada e volte sempre,bjs marlene

    ResponderExcluir
  6. Que blog mais bonito Paraguassu!
    Vi que está seguindo um dos meus blogs, o Navegante...portanto quis lhe conhecer!
    Parabéns! E muito obrigado!
    Um beijo
    Astrid Annabelle

    ResponderExcluir
  7. Olá amiga!
    Que texto lindo!
    A Paz unida ao Amor é a grande "mola'propulsora,capaz de arremessar a Humanidade a alturas até então inatingíveis.Dessa posição,as criaturas poderão enxergar a grandiosidade do Criador.
    Beijosss

    ResponderExcluir