quinta-feira, 30 de setembro de 2010

PRESENÇA DIVINA


"Leve na sua memória para o resto da vida as coisas boas que surgiram em meio às dificuldades. Elas serão um testemunho de sua capacidade em vencer as provas e lhe darão confiança na presença divina que nos auxilia em qualquer situação, em qualquer tempo, diante de qualquer obstáculo."

                                           Chico Xavier


Vivemos numa época em que nosso dia-a-dia é impregnado de altos e baixos. Aliás, sempre foi assim. São situações muito diversas que temos de enfrentar ao ponto de, muitas vezes, dizermos que "estamos matando um leão por dia", para poder aguentar os problemas que nos afligem.


O dito "matar um leão por dia" significa que não nos entregamos com facilidade aos reveses que a vida nos prepara. E é assim que vencemos essas batalhas cotidianas. E é aí também que entra nossa fé em Deus e a confiança que dias melhores virão, uma vez que precisamos ter em nosso íntimo a esperança como alimento espiritual.


O próprio Chico Xavier teve em toda sua existência,inclusive desde a infância, mazelas às quais precisou ter muita paciência e humildade para vencer e se tornar um ser reconhecido mundialmente pela sua capacidade em  aliviar a dor dos que lhe procuravam para receber um carinho, um afago e  notícias de seus entes desencarnados, através de suas psicografias.


Sua fé em Deus e amor aos irmãos de caminhada, era imensa. Incontáveis testemunhos de sua generosidade e de seu desprovimento de qualquer tipo de orgulho pelo que fazia, nos deixou exemplos de que a plena felicidade é aquela em que compartilhamos com nossos irmãos os bons e os maus momentos de nossa vida. Chico foi a prova irrefutável disto.


Nossa jornada não é à toa. Estamos de passagem nesta escola para que nosso aprendizado se faça com amor, humildade e evolução. É assim que Deus nos quer - criaturas ávidas pelo conhecimento do que são, por que estão aqui e o que vieram fazer aqui. O saber, o entender, a busca constante de novos horizontes que nos tornem pessoas capazes e grandiosas espiritualmente, deve ser nossa meta contínua.


Os obstáculos que enfrentamos devem servir para nos aguçar a criatividade, a fim de que possamos sair das dificuldades que se nos aparecem. E, sem sombra de dúvida, nos moldam o caráter, a personalidade, mostrando-nos que ao nosso redor estão irmãos menos favorecidos pela sorte e que necessitam de nosso apoio, amizade e  caridade.


Os bens materiais são meras superficialidades que existem para nos ajudar em nossa trajetória neste mundo. Deles, nada levamos quando partimos rumo à  espiritualidade. O status que porventura representam, é próprio de mentes desprovidas do conhecimento da efemeridade destes bens.


Nossa alma com todo seu conteúdo moral é o mais importante quesito para que tenhamos consciência do dever cumprido. Assim, não podemos deixar-nos levar pela atração das riquezas mundanas, especialmente pelo poder, que é  um fator altamente corruptível às pessoas.  

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

ESCOLHAS


"Todos os dias Deus nos dá um momento em que é possível mudar tudo o que nos deixa infelizes. Este instante mágico é o momento em que um "sim" ou um "não" pode mudar toda a nossa existência."

                                            Chico Xavier






(*) A vida é feita de momentos que surgem e passam. E, de conformidade com nossa decisão, darão origem a estados de paz ou de aflição.
São  momentos de decisão feliz que nos garante a harmonia íntima, assim como  momentos de decisão infeliz que nos conduzem à amargura e à dor.


Saulo de Tarso, num momento de desequilíbrio, saiu a perseguir os homens do caminho e, num momento sublime, defrontou-se com Jesus tomando, num momento de decisão firme, a mais notável e valiosa resolução da vida que dele fez o perfeito apóstolo.


Num momento de prece, Maria recebeu a anunciação da chegada do Messias.
Num momento de paz na Terra, Jesus nasceu em singular estrebaria para mudar os rumos da história.
Num momento de confiança, Nicodemos rogou a entrevista que lhe abriu horizontes infinitos sobre a necessidade de nascer de novo.


Num momento feliz, a mulher samaritana travou o diálogo que lhe mudou o roteiro da existência.
Num momento de piedade, o bom samaritano tornou-se o símbolo da solidariedade por excelência.


Num momento de fé, a mulher com hemorragia libertou-se do grave mal que a martirizava.
Num momento de irreflexão, o moço rico perdeu a oportunidade de ganhar a jornada.
Num momento de dor, a mulher adúltera encontrou a piedade do Mestre e renovou-se para avançar vida a fora.


Num momento de inveja, alguns fariseus tentaram embaraçar o Senhor e se confundiram a si mesmos.
Num momento de amor, Jesus libertou o obsesso de Gadara, que padecia a cruel constrição de mentes perturbadoras.


Num momento de desequilíbrio, Judas traiu o Cristo.
Num momento de fraqueza moral, Pedro negou o amigo.
Num momento de covardia, Pilatos lavou as mãos e perdeu a maior bênção da vida.


Num momento estóico, mulheres piedosas atestaram a grandeza do amor, acompanhando o sublime condenado.
Num momento de loucura coletiva, os homens crucificaram Jesus. 
Num momento de luz, o Mestre ressuscitou e até este momento é “o Caminho, a Verdade e a Vida”.


São momentos de decisão!
Há momentos na sua vida que você não aproveita e passa na inutilidade ou se comprometendo com os erros, que produzem aflições e dores sem conta para você mesmo.
Surgem  e ressurgem momentos que o convocam à liberdade, à legítima paz. 
Indispensável é saber utilizar as lições do Evangelho em cada momento da existência física, a fim de poder fluir as bênçãos da vida eterna.

Pense nisso!
A vida lhe oferece, a cada instante, inúmeros momentos para que você tome decisões. E cada decisão tomada definirá seu próximo momento.
Se a decisão for feliz, seus momentos futuros lhe trarão felicidade. Se não, as horas seguintes lhe darão notícias desagradáveis.
Assim é a vida: feita de momentos... momentos de decisão.
Que seja este, portanto, o seu momento de decisão feliz.


(*) Texto extraído do livro Momento de Decisão, ditado pelo espírito Marco Prisco, psicografado por Divaldo P. Franco.

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

AMANHÃ SERÁ OUTRO DIA




"Não percas a tua fé entre as sombras do mundo. Ainda que os teus pés estejam sangrando, segue para a frente, erguendo-a por luz celeste, acima de ti mesmo. Crê e trabalha. Esforça-te no bem e espera com paciência. Tudo passa e tudo se renova na Terra, mas o que vem do céu permanece.

De todos os infelizes, os mais desditosos são os que perderam a confiança Em Deus e em si mesmo, porque o maior infortúnio é sofrer a privação da fé e prosseguir vivendo. Eleva, pois, o teu olhar e caminha. 

Luta e serve. Aprende e adianta-te. Brilha a alvorada além da noite. Hoje, é possível que a tempestade te amarfanhe o coração e te atormente o ideal, aguilhoando-te com a aflição ou ameaçando-te com a morte. Não te esqueças, porém, de que amanhã será outro dia."

                                         Chico Xavier

      

Depois da tempestade sempre vem a bonança. Nosso amado Chico Xavier nos passa esta bela lição de vida através das palavras acima. Quando se nos bate à porta os infortúnios da vida, devemos parar e refletir, pois segundo a Lei da Ação e Reação, quem sabe seremos ou não merecedores do que estamos vivendo ou, talvez, nosso livre-arbítrio tenha nos levado a passar por esta ou aquela situação.

Na verdade tudo por que passamos tem sua razão de ser, uma vez que nada ocorre por acaso. Por pior que seja o dia de hoje, amanhã um sol radioso brilhará novamente e a vida seguirá seu rumo. Está em nós mesmos a capacidade de modificarmos nosso íntimo e, com fé e esperança, conseguirmos mudar nossa maneira de pensar e agir.

Devemos pensar que, se amanhã o sol não aparecer e a chuva cair, não será esta em vão pois nossas irmãs, as plantas, estarão felizes com aquilo que lhes dará o alimento e as fará crescerem, saudáveis e felizes.
Não podemos ser egoístas, pensando somente em nós. O universo todo é vida. Precisa também manter-se em equilíbrio para que nada sofra alterações, especialmente no mundo em que vivemos.

Sabe-se que o ser humano é uma fonte inesgotável de energia. Esta energia que tem origem divina, provém de nosso interior, do âmago de nosso ser. Se bem cultivada, com amor e respeito, fé e confiança, será como o farol que nos guia nas tempestades da vida.

A energia humana é composta por pontos de luz que interagem em nosso sistema perispiritual,  proporcionando-nos o necessário à saúde de nossos órgãos os quais se impõem estar permanentemente em equilíbrio. Quando algum ponto energético se desequilibra, aparecem as doenças como manifestações deste distúrbio.

Portanto, é importante mantermo-nos em constante controle de nossa mente, pois nossos atos são o espelho de nossos pensamentos. Se positivos, estaremos bem; se negativos, com certeza teremos problemas em nossa vida. A prece feita elevando nosso sentimento de amor a Deus, proporciona grande paz e harmonia.

Como os girassóis que procuram a luz do sol para revelarem sua cor , procuremos também a paz interior através de boas leituras, bons atos, boas amizades, abstraindo-nos de sermos egoístas, aprendendo a dividir com os outros nossas alegrias transformando nossa vida pelo cultivo da fé, do amor e da caridade.


sábado, 25 de setembro de 2010

A IMORTALIDADE DA ALMA



"Renova-te sempre! Seja otimista e diligente no bem, entre a confiança e a alegria porque, enquanto o envoltório carnal se corrompe pouco a pouco, a alma imperecível se renova de momento a momento, para a vida imortal."

                                                Emmanuel


Quanta sabedoria e verdade nesta mensagem de Emmanuel, psicografada por nosso amado Chico Xavier. O otimismo e a disposição para fazer o bem são valores imensuráveis àqueles que almejam, realizando a caridade, ao crescimento e à evolução espiritual.

Nossa vida é um estágio que realizamos com o objetivo de cumprirmos metas por nós mesmos traçadas, a fim de resgatarmos erros de  vidas pretéritas. Este estágio tem um tempo determinado, cuja duração também foi por nós requerido no plano espiritual, antes de nossa atual encarnação.

Deus, na Sua magnitude imponderável, concedeu-nos um espírito, cuja idade ignoramos e que molda nosso caráter e nossa personalidade. Por quantas e quantas vezes já estivemos em casulos de carne, sem termos lembrança alguma dessas idas e vindas de nossa alma, sempre em busca da evolução.

Em cada reencarnação, somos postos à provas sem, muitas vezes, termos consciência disso. Nosso caminhar neste plano nos coloca frente a frente com situações e pendências do passado. Cabe a cada um, através do livre-arbítrio a busca dos valores que, com certeza, nos levarão a entender os porquês do que nos acontece.

O tempo que nos é dado para a vivência no envólucro carnal sempre será condizente com a necessidade que temos de cumprir nossa missão ou provaçao. Esgotado esse período, voltamos à pátria espiritual. Deixamos, portanto, o corpo, as dores, as mazelas e alçamos vôo para o alto na busca de um novo amanhecer, agora na espiritualidade.

Precisamos, enquanto aqui estivermos, manter acesa a chama do amor por nossos irmãos, a caridade, a bondade, a benevolência, enfim, valores que possam nos mostrar a importância da vida e o quanto podemos e devemos proporcionar aos demais e a nós mesmos, a alegria de uma vivência sadia e feliz.

Deus nos ama muito. Devemos ser eternamente gratos a Êle por tudo o que nós dá, sem muitas vezes, pedirmos. Precisamos agradecer a cada dia que amanhece pela vida, pela saúde, pela harmonia em nosso lar, por nossos amigos, nossos irmãos. E à noite, quando nos recolhemos, darmos Graças a Deus pelo dia que tivemos, pedindo-Lhe uma noite que traga o descanso para nosso corpo e o equilíbrio para nossa alma.

Que assim seja!






                                   
                                        

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

MEU FILHO


                               JOÃO RODRIGO TAGLIARI


Este rapaz que vocês vêem na foto acima é meu filho. Ele está desaparecido desde o dia 02 de agosto de 2010. Só agora, depois de  quase 42 dias de seu desaparecimento, consegui coragem para falar disto em meu blog e, também, dividir através deste instrumento de comunicação, meu sofrimento com vocês, queridos amigos que me seguem e me acompanham em minhas postagens.

Meu filho tem 38 anos, é bipolar e sofre de esquizofrenia. Apesar destes problemas, porém sempre se medicando e com comportamento normal, é universitário (cursa Letras na Universidade Federal de Rio Grande do Sul)  e é funcionário concursado do CREA/RS (Conselho Regional de Engenharia  e Agronomia do RS).

Após ser efetivado no CREA/RS, foi morar sozinho ( até então morava em nossa casa), pois sonhava ter sua própria vida como qualquer pessoa que, após conquistar um bom emprego, quer alçar vôo e não mais depender da família.

Morando sozinho, começou a sentir-se bem e, a meu ver, parou com a medicação necessária ao seu tratamento e bem estar. Depois de alguns meses, os problemas começaram a aparecer, inclusive no trabalho. Depois de uma discussão com seu chefe imediato, foi afastado temporariamente, sem prejuízo de seu salário, para que fosse realizada uma sindicância para apurar os fatos acontecidos.

A partir daí, creio que ele entrou em surto e desapareceu. Estou desesperada. Tenho muitas saudades de meu filho amado. Contatamos com a Polícia aqui em Porto Alegre, fizemos uma ocorrência policial de seu desaparecimento, soubemos através de sua conta bancária (cuja abertura nos foi concedida por ordem judicial), que ele esteve em Florianópolis, foi para São Paulo e, por último, que estava no Rio de Janeiro.

Passo todas as horas do dia pensando nele, em como está, se tem onde dormir, como se alimentar, se está doente, enfim, até já não sei mais o que pensar. Estou sofrendo muito.

Penso nele quando era bebê, quando o carregava no colo, quando ia para a escola, quando era adolescente, quando conseguiu ingressar na Universidade, quando conseguiu o emprego. Estou escrevendo e chorando pela falta que meu filho querido me faz.

Amigos amados, todo esse tempo e ninguém consegue encontrá-lo. Ele necessita urgentemente de uma internação hospitalar, de medicação, de cuidados médicos para voltar a ser uma pessoa normal e produtiva.

Pelo amor de Deus, se alguém reconhecer meu filho pela foto acima, me mande um e-mail para: rodriguesmariaparaguassu@gmail.com ou para maryfof@ig.com.br , ou telefonem para (51) 3062-5308 ou (51) 9689-5308.

Peço todos os dias a Deus que meu filho apareça e que seu Anjo da Guarda esteja sempre ao seu lado, para protegê-lo de qualquer perigo.
Agradeço a todos pelo carinho e peço orações para ajudar-me a ter forças a fim de poder enfrentar este problema que me aflige dia e noite.
Obrigada a todos.

Maria.


                                  

terça-feira, 21 de setembro de 2010

PEDAÇOS DE NÓS

                                                                      

"O segredo da saúde mental e corporal está em não se lamentar pelo passado, não se preocupar com o futuro, nem se adiantar aos problemas, mas viver sábia e seriamente o presente."

                                                Buda



O Mestre Buda também escreveu que "Tudo o que somos é o resultado de nossos pensamentos". São eles, os pensamentos, que nos levam a distâncias enormes, quando nossa mente voa, buscando encontrar no infinito das coisas, talvez, a grande verdade da vida.

Na meditação, procuramos nos afastar do cotidiano do dia-a-dia e entregar-nos a um universo onde apenas a calma e a paz predominam. Nossa mente vai se ampliando, surgindo um horizonte de maravilhosa harmonia. É a maneira que encontramos para relaxar nosso corpo e atenuar nossos estresses.

Corpo e alma. Alma e corpo. Ambos necessitam  de uma salutar energização, onde encontramos, no âmago de nosso ser, respostas para  questões mal ou não resolvidas. Pedaços de nós que ficaram pelo caminho. Caminhos que trilhamos com dificuldades e incertezas ou caminhos que não soubemos como trilhar, desviando nossa rota, seja por medo de nos perdermos na poeira do tempo, seja pela covardia do enfrentamento.

Por quantas e quantas vezes paramos nossa caminhada para pesar a validade ou não do prosseguimento. Por outras tantas vezes, seguimos e nos deparamos com o que jamais pensávamos que pudéssemos encontrar: a imagem de nós mesmos, entristecidos e amargurados,  refletidos no espelho da vida.

Gostaríamos muito que esse espelho mostrasse um ser feliz e tranquilo. Talvez um dia isso tivesse acontecido. Porém, nossos caminhos são tantos e tão dispersos que somos atingidos pelas lembranças do passado. Não fomos inteligentes e sagazes o suficiente perante nosso livre-arbítrio.

Não procuramos viver o presente despreocupados. Pensamos no futuro,  com  uma ansiedade tão intensa que acabamos por sofrer por antecipação os problemas que nem sabemos se teremos ou não. Dessa forma, alma e corpo sofrem abalos que danificam nossa saúde, mental e fisicamente.

O pensamento sadio e positivo atua como bálsamo para o espírito. É alimento para a esperança, para a fé, para a confiança em nosso potencial, enfim, leva-nos a um estado emocional que nos permite enfrentar nossos percalços com ânimo, paciência e coragem.

Em nossa vida devemos aprender, quando isso se fizer necessário, a juntar nossos pedaços e a moldar uma nova mente, sadia e equilibrada para que não nos percamos na estrada a ser percorrida, eliminando cada problema por vez, sem que isso nos cause atropelos e ansiedade.

Assim, o espelho da vida de cada um de nós, revelará  quem realmente somos: espíritos imperfeitos na busca constante da melhor forma de crescimento e evolução.  
















quarta-feira, 15 de setembro de 2010

O MAIOR TESOURO



"Todos estamos de visita neste momento e lugar. Só estamos de passagem. Viemos observar, aprender, crescer, amar e voltar para casa."                                       
                                                        
                     (Dito aborígene australiano)

“Eu não sabia o significado de Seus discursos ou de Suas parábolas, até quando Ele não estava mais entre nós.
Mais ainda, eu não compreendi, até que Suas palavras tomaram formas vivas diante de meus olhos, e se transformaram em corpos que caminham na procissão de meus próprios dias.

Deixai-me dizer o seguinte:

Uma noite, enquanto eu me encontrava pensando, e recordando Suas palavras e Seus feitos, para escrevê-los em um livro, três ladrões adentraram minha casa.
Embora soubesse que eles vieram despojar-me de meus bens, eu estava absorto demais no que estava fazendo para enfrentá-los com a espada, ou até mesmo dizer: "O que fazeis aqui?"
E continuei escrevendo minhas recordações do Mestre.

Depois que os ladrões se foram, lembrei-me de Seu dizer: "Aquele que vem para levar vosso manto, deixai que leve vosso outro manto também."
E compreendi.
Enquanto eu permanecia sentado, registrando Suas palavras, nenhum homem poderia ter-me impedido mesmo que me levasse todas as posses.
Pois, embora desejasse resguardar minhas posses e minha pessoa, eu sei onde está o tesouro maior."



                                  Gibran Khalil Gibran

As palavras inspiradas desse seguidor de Jesus nos fazem pensar sobre os tempos que vivemos na terra.
Num dia temos, no outro não temos mais. Momentos de abundância financeira alternam-se com os de escassez profunda.
O que é nosso realmente? O que nos faz possuidores de algo na Terra?

Tudo, por vezes, parece escorrer de nossas mãos tão facilmente!...
É difícil entender a posse, quando falamos dos bens materiais. Tudo aquilo que julgamos possuir, pode, de repente, pertencer a outro, ou a ninguém mais.

Estão aí as grandes calamidades levando tudo das famílias. Aí está a violência assaltando nossa vida. Tudo aquilo que despendemos tanto tempo para conseguir.
Tendo em mente apenas a visão material da vida, temos motivos para a revolta, para a indignação.

Porém sabemos que a vida não é isso, assim como sabemos que nós não somos o corpo de matéria bruta vislumbrado no espelho.
Somos muito mais... Assim como a existência o é.
Desta forma entendemos esta aparente despreocupação do Mestre, em relação ao Seu manto, quando afirmava: Aquele que vem para levar vosso manto, deixai que leve vosso outro manto também.
O manto era algo importante, um bem de necessidade básica, e mesmo assim a visão espiritual da vida diz: É apenas um manto.

Nosso tesouro maior está na alma, e esse ninguém pode arrancar de nós.
As conquistas que fazemos no campo do intelecto, o alcance das virtudes, os amores que cultivamos ao longo do tempo - nada pode ser retirado de nós.
Evitemos assim apego excessivo às posses que o mundo oferece.

Se a violência bater à nossa porta, deixemos que leve tudo, sabendo que nossa dignidade sempre permanecerá intacta.
Não arrisquemos a oportunidade bendita da existência, por um veículo, por algumas jóias ou por uma grande quantia em dinheiro.
Nada vale tanto quanto a chance de estar vivo na Terra. Nada vale tanto quanto a convivência com quem amamos.”

                                          
                                       

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

ESCADA PARA O CÉU



"Suba o primeiro degrau com fé. Não é necessário que você veja toda a escada. Apenas dê o primeiro passo."
                                           
                                         Martin Luther King Jr.



Cada um de nós tem um caminho a percorrer. Este caminho nem sempre é aquele que gostaríamos que fosse. Porém, Deus destinou-nos o que seria ideal para que pudéssemos percorrê-lo com coragem e energia, mostrando aspectos de nosso caráter e aceitação. Às vezes, torna-se difícil a caminhada, mas a fé nos dá o fortalecimento para que possamos confiar e seguir em frente.

Jesus, quando aqui esteve entre nós, deu-nos exemplos edificantes e maravilhosos de fé e amor. Como um mártir, ele doou-se por nós mostrando-nos que a fonte de todas as virtudes é amar-nos uns aos outros.

Hoje achamos que qualquer pedrinha em nosso caminho é um obstáculo que nos perturba e aborrece. E onde está nossa compreensão e nossa tolerância com tudo o que se nos apresenta?

Nossos irmãos, em grande parte, pensam que tudo nos deve ser dado de mãos beijadas. Temos, isso sim, que trabalhar nosso ego e vivenciar todas as barreiras que a vida nos impõe. O ponto de partida para isso é o primeiro passo a ser dado. Um degrau de cada vez. Acalmar nossa alma, conter nossa impulsividade em querer ultrapassar pontos de conflito, conscientizar-nos da importância da fé inabalável e orar a Deus, pedindo sempre que nos auxilie e nos cubra com sua Divina Providência.

Deus nunca abandona seus filhos e nunca nos dá um fardo, cujo peso não possamos carregar. Êle é Pai, doce e meigo, suave e bondoso e nos ama muito. Se para cada um de nós foi traçado um plano de vida, Êle sabe o porque. Temos apenas que agradecer a oportunidade desta encarnação e fazermos o possível para que sejamos merecedores de Sua compreensão e carinho.

Um dia, estaremos voltando à pátria espiritual. Como estaremos quando isso ocorrer? Será que estaremos prontos para a partida? Ou teremos medo da realidade no momento da transição para o outro plano?

Teremos subido os degraus de nossa existência sem derrubarmos algum irmão  pelo caminho? Tivemos a piedade suficiente para não rir de alguém menos favorecido pela sorte na vida? Dedicamos algum tempo às reais necessidades de irmãos sofredores? Teríamos compreendido que as doenças são uma forma de nos redimirmos de nossos erros pregressos?

Façamos um exame de consciência. A cada noite, antes de dormir, pensemos e oremos pelos desvalidos, pelos que sofrem toda sorte de problemas, pelos que não têm ninguém por si, pelos doentes , enfim, por todos aqueles que dividem conosco a epopéia da vida.

E, antes de tudo isso, o agradecimento sincero e puro de nosso coração a Deus, por mais um dia que vivemos e por tudo que recebemos e que aprendemos.

Que assim seja!


 










sábado, 11 de setembro de 2010

O VALOR DO TEMPO

Posted by Picasa

"Nem com milhões de moedas de ouro se pode recuperar um só instante da vida. Que maior perda, então, que a do tempo desperdiçado?"

                                  Chanakya Pandita (275 a.c. Índia)




Sem dúvida alguma, nossa vida é plena de momentos importantes, os quais não podemos deixar de lado, pois estaremos adiando soluções que se fazem necessárias para que o desenrolar dos fatos de nossa existência possam fluir.


O tempo sempre será o Senhor da Razão. Dele, não podemos fugir, por mais que queiramos. É ele que conta nossa vida nos pormenores acontecimentos. Nada volta atrás. O tempo é algo que obstaculiza a fuga, por menor que esta se apresente. E fugir não é solução, nem resolve os problemas.


Às vezes, deixar de fazer determinada coisa, parece resolver uma questão. Pode até resolver agora ou logo mais. Mas surgirá um momento em que seremos cobrados pelo não feito e aí? Podemos voltar atrás? Nem sempre há tempo para isso. Tomar certas atitudes, como por exemplo, salvar uma vida, fazendo o bem, requer que tenhamos coragem, determinação, conhecimento, etc. e também tempo.  
     
É hora de pensarmos e pesarmos o valor que tem aquele instante que dispendemos num "muito obrigado", "bom-dia", "como está passando", "precisas de alguma coisa", "estou à disposição para o que precisares", etc.


Na verdade, gostamos quando somos tratados assim. Ficamos felizes quando nos dão atenção e preocupam-se conosco. Então por que não fazermos o mesmo? Abraçar, beijar, acarinhar, sentar para conversar e tentar ajudar alguém com problemas deve ser rotina em nossas vidas. E, além de tudo, estamos exercendo a caridade. A caridade que Jesus tanto pregou quando aqui esteve para nos trazer exemplos de fé, esperança e amor.


Há pessoas que vivem sem amigos, sozinhas, sem preocupar-se com os demais, num total descaso com seus companheiros nesta jornada terrena. O ser humano é social por natureza e necessita viver em grupos. Sabe-se que a família é o menor grupo social que existe. 


É na família que aprendemos a amar os demais membros desse grupo social. A escola vem a seguir. E continua o aprendizado, agora já mais expansivo aos demais seres da natureza: animais, plantas, etc. Mas sempre guiados pelo amor e pela caridade com todos. 


Não devemos usar o tempo que nos é dado na passagem por este mundo, sem termos traçado objetivos de vida. Caso contrário, estaríamos desperdiçando algo que é muito importante para nosso crescimento moral e espiritual. Estejamos conscientes de que aqui estamos, neste momento, para cumprir o que  estabelecemos antes de nossa encarnação.


A família, o lar, os amigos, o país, a cidade, tudo foi escolhido por nós para que pudéssemos, neste retorno, cumprir com determinação nosso resgate espiritual. Então, não desperdicemos o tempo que nos foi dado para isto.


  



quinta-feira, 9 de setembro de 2010

SONHOS



"Que o “Mestre dos Mestres” lhe ensine que nas falhas e lágrimas se esculpe a sabedoria.
Que o “Mestre da Sensibilidade” lhe ensine a contemplar as coisas simples e a navegar nas águas da emoção.
Que o “Mestre da Vida” lhe ensine a não ter medo de viver e a superar os momentos mais difíceis da sua história.
Que o “Mestre do Amor” lhe ensine que a vida é o maior espetáculo no teatro da existência.
Que o “Mestre Inesquecível” lhe ensine que os fracos julgam e desistem, enquanto os fortes compreendem e têm esperança.
Não somos perfeitos. Decepções, frustrações e perdas sempre acontecerão.
Mas Deus é o artesão do espírito e da alma humana. Não tenha medo.
Depois da mais longa noite surgirá o mais belo amanhecer. 
Espere-o."
                                            Augusto Cury

Nos sonhos temos a capacidade de ir muito mais além do que é possível  em relação à realidade da vida. Neles, desfrutamos sensações muito mais profundas e intensas, de acordo com o que sonhamos. É no sonho que, levados por nosso mentor espiritual e despidos do envólucro carnal, revivemos vidas passadas, reencontramos nossos amores que já partiram e que lá estão à nossa espera, quando deixamos este mundo, no desencarne.

Nessa visita ao astral vivenciamos  épocas pretéritas e que dizem muito do local em que outrora estávamos num outro corpo , habitando num mundo diferente deste em que estamos. No fundo, somos o mesmo espírito  cujo corpo se esvai com a morte, pois o eterno e indissolúvel é, na verdade, nossa alma ou nosso espíirito.

Augusto Cury, no texto acima, afirma que Deus é o artesão espiritual que criou a humanidade e tudo o que existe. Nós somos uma parte dÊle, pois fomos criados à sua imagem e semelhança. Somos seus filhos, obras-primas de sua criação. 

Assim, o ser humano dotado de sua bagagem espiritual consegue ligar-se ao alto e conectar-se com Deus e a espiritualidade, principalmente através dos sonhos. Sempre, antes de adormecer, é de bom alvitre fazermos um recolhimento para dentro de nós mesmos e agradecer ao Pai pelo dia que tivemos, pelas ações que praticamos, por todos os acontecimentos que vivenciamos, através de uma oração. Depois, devemos pedir que os bons espíritos nos guiem durante o sono para que possamos aprender, crescer e evoluir.

Durante os sonhos estudamos, aprendemos e nosso espírito recebe a bênção de Deus tornando-nos, assim, mais esperançosos, mais amorosos e mais confiantes em tudo o que realizamos. Estamos presos a este casulo de carne que, um dia, se abrirá para alçarmos vôo, já em espírito, em direção ao Alto, onde nos esperam muitas almas afins e onde seremos, com certeza, felizes. 

Que assim seja e que nosso Mestre Deus nos abençõe sempre!







domingo, 5 de setembro de 2010

"NOSSO LAR"

                                                  

     
     "Deus nos concede, a cada dia, uma página de vida nova 
      no livro do tempo. Aquilo que colocarmos nela, corre por
      nossa conta."                                                 

                              Chico Xavier

Hoje fomos, eu e meu marido assistir ao filme "Nosso Lar". Esta fantástica e maravilhosa obra-prima psicografada por Chico Xavier e que mostra a história de André Luiz, médico que ao desencarnar, encontrou-se na região umbralina vindo a conhecer todos os horrores por que passam os espíritos que ali aportam. André Luiz não era espírita  e sim, um cético personagem como tantos que encontramos em nossa jornada de vida. Sua verdade, ou seja, seu modo de agir e pensar não lhe permitia enxergar o verdadeiro caminho que nos leva à luz da espiritualidade.
Porém, após entender o significado do verdadeiro amor fraternal e arrepender-se do que fora até então, é guiado até a colônia Nosso Lar, onde seu trabalho se enriquece na medida em que aprende a dar sem nada pedir exercendo  a caridade e colocando seu coração em tudo o que faz.
O filme é belíssimo. É como se estivéssemos lendo o livro de mesmo nome. Encantador, nos leva a uma reflexão muito grande sobre a vida após a morte, ou melhor, que a morte não existe e, sim, uma troca do plano físico para o espiritual. Imagens e sons de uma beleza sem par, traz uma mensagem àqueles que ainda pensam que é neste mundo que tudo começa e acaba. 
Mensagem de amor, leva-nos à emoções muito fortes quando lembramos que um dia estaremos num lugar semelhante. Faz-nos refletir na necessidade da prática do bem sem olhar a quem, dando-nos a oportunidade de sentirmos quanto pequeninos somos quando nos deparamos com a magnitude da bondade divina para conosco.
Nosso Lar é apenas uma das milhares  colônias espirituais que existem. É onde nos esperam aqueles que nos antecederam na viagem de volta à pátria espiritual. É onde estudaremos, trabalharemos, numa evolução constante em direção ao crescimento moral de nosso espírito.
Que em cada página nova no livro de nossas vidas possamos colocar muito amor, paz, harmonia, caridade, complacência, carinho, afeto e muito, muito perdão. Que aprendamos a perdoar sempre, pois o perdão é o caminho mais curto para que alcancemos a verdadeira felicidade.

 
 






quarta-feira, 1 de setembro de 2010

A TRAVESSIA

                             A TRAVESSIA







"Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas, que já têm a    forma do nosso corpo, e esquecer os caminhos que nos levam sempre aos mesmos lugares. É o tempo da travessia. E, se não ousarmos fazê-la, teremos ficado, para sempre, à margem de nós mesmos."




                                           Fernando Pessoa 




(*) O homem moderno, criador de excelente tecnologia e descobridor de inúmeras leis que regem o Universo e a Vida, teima em ignorar a Lei do Amor, fator causal da felicidade e expressão máxima do Divino Pensamento.


Graças aos engenhos sofisticados da Astronáutica,  logrou pousar repetidas vezes na Lua, enquanto suas admiráveis naves espaciais viajam na direção de outros planetas do sistema solar, já falando em turismo espacial.


As distâncias exteriores têm sido conquistadas a cada dia e a cada hora, aproximando-nos dos diferentes corpos celestes e de variados lugares terrestres.
As velocidades são alcançadas de forma desafiadora, já havendo ultrapassado a do som.


Para o homem moderno tem sido relativamente fácil superar esses desafios. Porém, não vence a distância emocional que o isola no lar, dos demais familiares; no escritório, dos colegas; na sociedade, das outras pessoas.


Mergulhado no oceano dos conflitos que o afogam,ainda não resolveu viver próximo de seu irmão, em comunhão de elevada solidariedade, encontrando-se e encontrando no familiar, no companheiro, no desconhecido que pode se tornar amigo, o desafeto que pode se transformar em colaborador.


As experiências que decorrem das viagens para fora, mais o isolam do ninho doméstico, do local de trabalho, da comunidade.
Nas férias, busca relacionamentos novos, com pessoas que vivem longe, que logo se diluem no esquecimento ou na indiferença. E, quando necessita de afetos e amizades, coloca anúncios nos jornais, afirmando-se pessoa tímida.


Navega na Internet à procura de alguém que lhe ouça as amarguras, protegido pelo anonimato e descompromissado com a aproximação.
Alguns buscam o triunfo no relevo social, na polpuda conta bancária, nas jóias de alto preço, nos bens imobiliários luxuosos, nos veículos caros, esquecendo-se de atender ao chamado do amor, que plenifica por dentro tanto os que possuem coisas como os que nada têm.


Temos que convir, portanto, que há um abismo separando o homem externo do homem interno; entre aquele que vence as distâncias físicas, mas não se auto-encontra; que resolve as dificuldades de fora e não equaciona as de dentro, evitando-as, mascarando-as, transferindo-as no tempo.


Inevitavelmente, esse indivíduo faz-se vítima da própria conduta, tornando-se inseguro, insatisfeito, alienado e, não raro, vítima da saturação, da irritabilidade, do tédio, que o poderão empurrar para o alcoolismo ou outras drogas, para o sexo descomprometido, para a loucura, o suicídio ou o crime.


Faz-se urgente que alteremos nossa ótica equivocada pela qual temos observado as finalidades da vida, a fim de que encontremos as soluções para os problemas do ser humano em si mesmo.


O homem de hoje, enfrentando alta soma de dissabores, angústias e incertezas, não terá outra alternativa logo mais, exceto viajar para dentro, aproximando-se dos demais indivíduos e redescobrindo a sua imortalidade espiritual, a transitoriedade do corpo orgânico e a excelência do amor como responsável por tudo quanto existe, manifestação natural e especial de Deus.


É nesse momento que se faz mister a inadiável travessia quando, cientes de nossa vida espiritual, colocamos em nosso coração Deus Todo Poderoso, aquele que nos ama e nunca nos abandona. Pensemos nisso e quiçá, alcancemos a grande sabedoria de amar sempre incondicionalmente a nós mesmos e ao nosso próximo.


(*) Texto baseado na mensagem "Conquistas Internas e Externas", do livro "Sob a Proteção de Deus", Editora Leal.


Postado por Blog da Paraguassu em 01 de setembro de 2010.