quinta-feira, 21 de outubro de 2010

VIDA E CONSCIÊNCIA - PARTE II



"Fácil é ouvir a música que toca. Difícil é ouvir nossa consciência acenando o tempo todo, mostrando nossas escolhas erradas. Fácil é ditar regras. Difícil é seguí-las e ter a noção exata de nossas próprias vidas ao invés de ter noção da vida dos outros."

                                   Carlos Drummond de Andrade




Diga o que eu digo, mas não faça o que eu faço. Cresci ouvindo este ditado. Muitas vezes por brincadeira, outras tantas com seriedade. Brincadeira ou seriedade, temos que avaliar a importância das atitudes tomadas na vida, conscientes do que realmente queremos e do que nossa tomada de decisão implicará para nós e para os que nos rodeiam.


Certos caminhos que precisamos traçar podem ser comparados a uma compra de certo vulto que temos de fazer. Antes de fazê-la, é necessário pensar sobre  como incluir esta compra em nosso orçamento, planejar o peso que isto terá na disponibilidade com nossos encargos financeiros, enfim traçar diretrizes fundamentais para efetuar dita compra.


Com a vida, é a mesma coisa. Mister se faz uma parada para encontrar o ponto onde queremos chegar, com determinação mas também com paciência e equilíbrio, sem deixar-nos levar pela aparências do que estamos vendo diante de nós que, via de regra, são atraentes embora nos causem dores e desgastes desnecessários. 


Assim, são escolhas que fazemos. São caminhos que percorremos. A distância a percorrer? Não importa, desde que seja com conhecimento, sabedoria e critério. O mais importante é, na realidade fazer-se o que se gosta, ouvindo nossa consciência aprovando nossas atitudes.


A busca do "dar certo" é de suma importância, uma vez que é preciso agir-se com seriedade e com competência. Conhecer-nos é primordial. Saber como comportar-nos diante dos imprevistos que surgem, é essencial para o sucesso que vem com o exercício da humildade e da honestidade.


Nós, criaturas de Deus, temos a suprema felicidade de termos herdado de nosso Pai virtudes incontestáveis de fé, esperança e amor. Em todos nós habitam estas virtudes. A todos são dadas as mesmas oportunidades de crescimento e evolução. Cabe, portanto, a cada um empenhar-se para agir de forma a promover suas capacidades dentro do bem, dando mostras de coragem e força de vontade para vencer.


Obstáculos sempre aparecem. Se cairmos, que levantemos para dar a volta por cima. Que possamos, lá no final de nossa trajetória terrena erguermos os olhos em direção aos céus, numa prece sentida e verdadeira, agradecendo a nosso Criador pela oportunidade da vida.


Êle que tudo vê e tudo sabe  nos compreenderá e nos dará outra chance de, um dia, voltarmos novamente para ainda, mais uma vez, aprendermos que o amor é algo maravilhoso e pode, certamente, transformar o mundo de forma a se tornar digno de espíritos evoluídos.


Que assim seja!  



Um comentário:

  1. Fácil é ditar regras, dificil é segui-la. Sempre muita verdade no que dis. Beijos Amelia

    ResponderExcluir