segunda-feira, 4 de outubro de 2010

SERVINDO E PERDOANDO SEMPRE



"Se o momento é de crise, não te perturbes. Segue... Serve e ora, esperando que suceda o melhor. Queixas, gritos e mágoas são golpes em si mesmo. Silencia e abençoa. A verdade tem voz."


                                              Chico Xavier


(*) Existe um problema no campo das boas obras que surge, de vez em quando, a pedir-nos paciência e reflexão - o problema do ataque.
Reconheçamos que os irmãos, mais particularmente os chamados a servir, são aqueles que se mostram mais intensivamente policiados por incessante e geral observação.

Freqüentemente, por esse motivo, para eles se encaminha o rigor de nossa vigilância porquanto aspiramos vê-los sem qualquer momento infeliz.Fácil notar que, de hábito, cada um de nós entre os que nos dirigem ou nos obedecem, anseia encontrar criaturas tão perfeitas quanto possível. Se nos achamos em subalternidade, queremos possuir chefes que se nos façam espelhos cristalinos de bons exemplos e, se comandamos, eis-nos a disputar cooperadores, às vezes até mesmo mais eficientes que nós próprios. 

Acontece, porém, que reponta o dia em que aparecem neles as imperfeições e fraquezas inerentes a nós todos - os espíritos em evolução na humanidade terrestre - e choca-se-nos o ideal com a realidade. Quando desprevenidos, atiramo-nos à censura sem perceber, ameaçando em muitas circunstâncias a estabilidade das tarefas que mais amamos, ao modo de tresloucado escultor que se precipitasse a exigir a obra-prima de um dia para outro, golpeando o mármore impensadamente.

Por ocasião de quaisquer ataques, no âmbito das realizações nobres em que nos encontremos afeiçoados, verificaremos, assim, sem qualquer dificuldade que eles são endereçados geralmente aos companheiros que estão trabalhando e produzindo o bem de todos, mesmo porque em verdade, nas construções respeitáveis não há tempo a perder com os irmãos ainda voluntariamente estirados na inércia.

À vista disso, nos momentos de crítica, levantamos uma pausa dedicada à oração, porque o Senhor nos iluminará norteando-nos a atitude; se houver erro a corrigir, alcançaremos o tato da caridade para saná-lo no reajuste; se nos achamos atacados, desculparemos, de imediato, quaisquer ofensas, multiplicando as próprias forças na precisa abnegação; e se estamos atacando alguém, aprenderemos  a identificar o lado bom da pessoa, situação, acontecimento ou circunstância que nos preocupem na causa edificante a que tenhamos empenhado o coração.

Na hora do ataque, seja ele qual for, recorramos ao apoio da bondade e ao recurso da prece, de vez que a oração e a misericórdia nos trarão um raio de luz da Mente Divina, ensinando-nos a ver, compreender, amparar e harmonizar, auxiliar e servir.







(*) texto extraído do livro "Alma e Coração", psicografado por Chico Xavier e ditado por Emmanuel.

2 comentários:

  1. Ótimo post!
    Ver, ouvr, e calar, se fortalecendo na prece nos momentos mais dificieis....linda semana pra ti!
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Seu blog é perfumado... tem o perfume da sua alma, essência de outras existências e excelente fixador. A humanidade carece de seres como você. Aqui encontramos refrigério pra alma, bálsamo consolador. É a segunda vez que entro aqui e saio perfumada e mais feliz.
    Oh, obrigada pela gentileza, presente, carinho de estar lá no meu espaço também.
    Almas que se reencontram!!!
    Bjsss

    ResponderExcluir