quinta-feira, 30 de setembro de 2010

PRESENÇA DIVINA


"Leve na sua memória para o resto da vida as coisas boas que surgiram em meio às dificuldades. Elas serão um testemunho de sua capacidade em vencer as provas e lhe darão confiança na presença divina que nos auxilia em qualquer situação, em qualquer tempo, diante de qualquer obstáculo."

                                           Chico Xavier


Vivemos numa época em que nosso dia-a-dia é impregnado de altos e baixos. Aliás, sempre foi assim. São situações muito diversas que temos de enfrentar ao ponto de, muitas vezes, dizermos que "estamos matando um leão por dia", para poder aguentar os problemas que nos afligem.


O dito "matar um leão por dia" significa que não nos entregamos com facilidade aos reveses que a vida nos prepara. E é assim que vencemos essas batalhas cotidianas. E é aí também que entra nossa fé em Deus e a confiança que dias melhores virão, uma vez que precisamos ter em nosso íntimo a esperança como alimento espiritual.


O próprio Chico Xavier teve em toda sua existência,inclusive desde a infância, mazelas às quais precisou ter muita paciência e humildade para vencer e se tornar um ser reconhecido mundialmente pela sua capacidade em  aliviar a dor dos que lhe procuravam para receber um carinho, um afago e  notícias de seus entes desencarnados, através de suas psicografias.


Sua fé em Deus e amor aos irmãos de caminhada, era imensa. Incontáveis testemunhos de sua generosidade e de seu desprovimento de qualquer tipo de orgulho pelo que fazia, nos deixou exemplos de que a plena felicidade é aquela em que compartilhamos com nossos irmãos os bons e os maus momentos de nossa vida. Chico foi a prova irrefutável disto.


Nossa jornada não é à toa. Estamos de passagem nesta escola para que nosso aprendizado se faça com amor, humildade e evolução. É assim que Deus nos quer - criaturas ávidas pelo conhecimento do que são, por que estão aqui e o que vieram fazer aqui. O saber, o entender, a busca constante de novos horizontes que nos tornem pessoas capazes e grandiosas espiritualmente, deve ser nossa meta contínua.


Os obstáculos que enfrentamos devem servir para nos aguçar a criatividade, a fim de que possamos sair das dificuldades que se nos aparecem. E, sem sombra de dúvida, nos moldam o caráter, a personalidade, mostrando-nos que ao nosso redor estão irmãos menos favorecidos pela sorte e que necessitam de nosso apoio, amizade e  caridade.


Os bens materiais são meras superficialidades que existem para nos ajudar em nossa trajetória neste mundo. Deles, nada levamos quando partimos rumo à  espiritualidade. O status que porventura representam, é próprio de mentes desprovidas do conhecimento da efemeridade destes bens.


Nossa alma com todo seu conteúdo moral é o mais importante quesito para que tenhamos consciência do dever cumprido. Assim, não podemos deixar-nos levar pela atração das riquezas mundanas, especialmente pelo poder, que é  um fator altamente corruptível às pessoas.  

Um comentário:

  1. Olá,
    Que postagem ótima! Concordo contigo.
    Temos mesmo que guardar na memória os bons momentos, são eles que nos ajudam na caminhada. E nossa alma é, sem dúvida, muitíssimo mais importante que a roupagem material. Quanto ao poder, realmente, ele corrompe. E nesse quesito, para evitar os deslizes, toda a atenção, nunca é demais. Bjsssssssss

    ResponderExcluir