terça-feira, 21 de setembro de 2010

PEDAÇOS DE NÓS

                                                                      

"O segredo da saúde mental e corporal está em não se lamentar pelo passado, não se preocupar com o futuro, nem se adiantar aos problemas, mas viver sábia e seriamente o presente."

                                                Buda



O Mestre Buda também escreveu que "Tudo o que somos é o resultado de nossos pensamentos". São eles, os pensamentos, que nos levam a distâncias enormes, quando nossa mente voa, buscando encontrar no infinito das coisas, talvez, a grande verdade da vida.

Na meditação, procuramos nos afastar do cotidiano do dia-a-dia e entregar-nos a um universo onde apenas a calma e a paz predominam. Nossa mente vai se ampliando, surgindo um horizonte de maravilhosa harmonia. É a maneira que encontramos para relaxar nosso corpo e atenuar nossos estresses.

Corpo e alma. Alma e corpo. Ambos necessitam  de uma salutar energização, onde encontramos, no âmago de nosso ser, respostas para  questões mal ou não resolvidas. Pedaços de nós que ficaram pelo caminho. Caminhos que trilhamos com dificuldades e incertezas ou caminhos que não soubemos como trilhar, desviando nossa rota, seja por medo de nos perdermos na poeira do tempo, seja pela covardia do enfrentamento.

Por quantas e quantas vezes paramos nossa caminhada para pesar a validade ou não do prosseguimento. Por outras tantas vezes, seguimos e nos deparamos com o que jamais pensávamos que pudéssemos encontrar: a imagem de nós mesmos, entristecidos e amargurados,  refletidos no espelho da vida.

Gostaríamos muito que esse espelho mostrasse um ser feliz e tranquilo. Talvez um dia isso tivesse acontecido. Porém, nossos caminhos são tantos e tão dispersos que somos atingidos pelas lembranças do passado. Não fomos inteligentes e sagazes o suficiente perante nosso livre-arbítrio.

Não procuramos viver o presente despreocupados. Pensamos no futuro,  com  uma ansiedade tão intensa que acabamos por sofrer por antecipação os problemas que nem sabemos se teremos ou não. Dessa forma, alma e corpo sofrem abalos que danificam nossa saúde, mental e fisicamente.

O pensamento sadio e positivo atua como bálsamo para o espírito. É alimento para a esperança, para a fé, para a confiança em nosso potencial, enfim, leva-nos a um estado emocional que nos permite enfrentar nossos percalços com ânimo, paciência e coragem.

Em nossa vida devemos aprender, quando isso se fizer necessário, a juntar nossos pedaços e a moldar uma nova mente, sadia e equilibrada para que não nos percamos na estrada a ser percorrida, eliminando cada problema por vez, sem que isso nos cause atropelos e ansiedade.

Assim, o espelho da vida de cada um de nós, revelará  quem realmente somos: espíritos imperfeitos na busca constante da melhor forma de crescimento e evolução.  
















Um comentário:

  1. Ter pensamentos positivos é um ótimo remédio para aliviar as dores de nosso espírito. A energia melhora e atraímos bons fluidos nos dando força renovada para seguirmos adiante com esperança.
    Obrigada, Paraguassu.

    Bjs
    Fique com DEUS :)

    ResponderExcluir