segunda-feira, 17 de maio de 2010

EXPERIÊNCIAS DE QUASE MORTE



Há tempos que venho lendo sobre EQM, ou seja, Experiências de Quase Morte, assunto que muito me fascina e interessa. A última obra que li a respeito, de Admir Serrano, nos mostra a importância da compreensão de que somos seres imortais, ao contrário do que muitos pensam e passam a vida inteira crendo que, ao morrer, deixaremos de existir.

Há, também, muito ceticismo entre as pessoas sobre este tema. Para nós, espíritas, a alma ou o espírito é a sobrevivência da mente ou da consciência. Em nossos dias, já existem pesquisas científicas que comprovam a imortalidade da alma.

Até para aqueles mais ortodoxos com relação ao assunto, se aprofundarem suas leituras a respeito, observarão que existe no ser humano, algo que transcende à vida física e que sobrevive à vida após a morte do corpo. O próprio autor deste livro que ora cito, confessa seu ceticismo até o momento em que ele teve uma EQM.

Enquanto nosso corpo dorme, continuamos vivendo, pensando, sentindo e atuando através do perispirito, que é o corpo espiritual. Nossos sonhos, tantas vezes tão vívidos e tão claros que parecem ter sido realidade, demonstram o quanto estamos envolvidos fora da matéria (corpo) e onde nos leva nossa mente ou consciência.

Geralmente, as EQMs ocorrem quando nosso organismo encontra-se muito debilitado, por ocasião de um acidente ou de uma doença muito grave que o acomete, podendo provocar um estado de coma. Nesse estado, a pessoa é considerada clinicamente morta. E neste momento, o espírito pode deixar o corpo por alguns momentos ou horas.

Assim, a pessoa é capaz de ver tudo o que ocorre, enquanto tentam reavivar o corpo físico inclusive com detalhes, incluindo as conversas entre os membros da equipe médica. Solto no ar, sem sofrer as amarras da força da gravidade flutua, podendo atravessar as paredes e subir ao espaço.

O espírito recobra sua liberdade, quando os sentidos se entorpecem. Em seu vôo, liberto, ele viaja ao infinito, encontrando parentes antes desencarnados, revivendo vidas pregressas e tomando conhecimento de sua magnitude espiritual.

A obra nos conta inúmeras EQMs,relatadas pelos pacientes quando, após o reavivamento do corpo, retornam ao mesmo. Ficam as lembranças do que vivenciaram durante a experiência e a certeza de que a vida na Terra é uma grande escola, onde estamos temporariamente encarnados para participar do importante aprendizado, necessário à nossa evolução moral, espiritual e intelectual.

Dizemos que o espírito é o ser principal, o ser pensante e sobrevivente; o corpo é apenas um acessório do espírito, um envoltório, uma vestimenta que ele deixa quando está estragada.

A EQM nos ensina muita coisa, pois o homem não é mais o mesmo quando retorna ao seu corpo após ter tido essa experiência. Porém, o que é mais evidente é que devemos viver nossa vida, não pelas coisas da Terra, mas sim pela maravilhosa jornada que começa quando nós a deixamos. Portanto, é necessário que reavaliemos nossos valores e prioridades enquanto aqui estivermos. Tudo o que daqui levamos é o arquivo do que fizemos... apenas isso.

Que saibamos viver  de conformidade com as leis divinas, amando ao próximo como a nós mesmos, aprendendo a perdoar, a fazer o bem, a falar o bem, ser compassivo e indulgente com as limitações de todos os que nos cercam e buscar a reforma íntima.



  

Nenhum comentário:

Postar um comentário