terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

O PODER DAS PALAVRAS


"De todas as poderosas armas de destruição que o homem foi capaz de inventar, a mais terrível - e a mais covarde - é a palavra. Punhais e armas de fogo deixam vestígios de sangue. Bombas abalam edifícios e ruas. Venenos terminam sendo detectados. Mas a palavra destruidora consegue despertar o mal sem deixar pistas. Crianças são condicionadas durante anos pelos pais, artistas são impiedosamente criticados, mulheres são sistematicamente massacradas por comentários de seus maridos, fiéis são mantidos longe da religião por aqueles que se julgam capazes de interpretar a voz de Deus.
Procure ver se você está utilizando esta arma. Procure ver se estão utilizando esta arma em você. E não permita nenhuma coisa, nem outra".

                                                  
                                                    Paulo Coelho


A humanidade, desde sua existência neste Planeta, utiliza-se das palavras para se comunicar uns com os outros. As palavras podem ser escritas, faladas ou, também, pensadas. O cérebro humano é o reino onde ainda, até hoje, não foi possível entrar nem conhecer no que diz respeito aos pensamentos. É nessa área do organismo que são elaboradas as mais diversas formas de agir, pensar, criar, fantasiar, planejar, etc.
 
É nesse campo que esconde-se as mais belas verdades e, também, as piores mentiras. É o local onde nunca chegaremos e, por isso, tememos tanto. 
Quando conhecemos uma pessoa, é através de nosso convívio com ela que passamos a conhecê-la. Porém, às vezes, costumamos dizer que o destino nos "prega uma peça", quando descobrimos que determinadas amizades não são correspondentes à nossa expectativa.
 
Incompatibilidade de gênios! Descobriram este jargão para identificar o porquê de tantas separações entre casais. Esta é uma mera desculpa para  aqueles que não conseguem mais coabitar, sem haver discórdia entre eles.

Bem, mas isso foi só um exemplo referido.Com relação ao nosso assunto, segundo diz Paulo Coelho, a palavra pode se constituir numa arma,  inclusive de caráter mortal. É no interior daquele "campo minado" da mente que se esconde o pensamento, o qual toma sentido quando a pessoa fala e nos deixa a volitar de êxtase e alegria, ou nos faz tanto mal que pode, inclusive, gerar uma doença, uma ferida que sangra e faz doer.


Com relação às crianças, imagine-se o tamanho da covardia, quando se cerceia sua liberdade e se aplica às mesmas, palavras que as machucam e as fazem-se sentir como grãos de areia, onde todos pisam.


Todos nós, independentemente de sermos crianças, jovens , adultos  ou idosos merecemos o devido respeito. Respeito pela inocência, linda e prazerosa de uma criança que desperta para a vida; respeito pelo jovem que está, talvez, a um passo de tornar-se homem  e está  também, a  escolher seu caminho para realizar-se no mundo; respeito aos adultos e idosos, por tudo aquilo que foram e que passaram nesta vida, dando-nos exemplos vários de como enfrentar problemas de toda a sorte.


E o maior respeito que podemos dar a uma pessoa é a palavra cordial e amiga, sem sentimentos de ódio, rancor, orgulho, incompreensão e desamor. Quem sabe ali adiante, tropeçaremos e necessitaremos de uma mão amiga para nos apoiar depois da queda?

Tudo é possível, pois Deus gerou-nos a todos com o mesmo amor e carinho. Cada ser humano é nosso irmão em Deus e, de forma alguma, temos o direito de humilhar ou maldizer quem quer que seja. Se  no mundo houvesse mais amor, mais humildade, mais palavras boas que más, talvez tivéssemos uma realidade diferente da que temos.

Mas o nosso real está longe de nosso imaginário. Voltados ao poder, à riqueza  e à cobiça desvairada, muitos se perdem pelo caminho. Outros, movidos pelo orgulho, pela falta de fé e piedade para com seus irmãos, seguem o mesmo destino, pisoteando e maltratando sem sequer sentirem-se culpados.

O amor divino é o mesmo para todos. E sua justiça, também. Após o desenlace do corpo físico, estes irmãos que escolheram, por livre e espontânea vontade o caminho do mal, compreenderão que tiveram a oportunidade de renascer para quitar seus débitos passados e, se ainda assim não o fizeram, acrescentarão, ao seu espírito, mais e mais contas a pagar. 

Por fim, só nos resta orar por aqueles que se afastaram do bom caminho, pedindo que possam, em outra oportunidade, se redimir das faltas que cometeram. 
A vida é uma sucessão de idas e vindas. Viemos e voltamos, por infinitas vezes, se preciso for. E cada vinda, é uma experiência a qual nos submetemos. Por isso, é preciso coragem, fé e esperança para que obtenhamos, dessa experiência, uma vitória de amor e de compaixão por nós e por nossos companheiros de jornada. 





 


Nenhum comentário:

Postar um comentário