domingo, 24 de janeiro de 2010

ESCOLHAS DA VIDA

"A culpa constrange, inferioriza, deprime.
Tudo depende de como você vê os fatos da vida. Quando você se vê menos, perde o poder. Esta ilusão o deixa à mercê dos outros. 
A dependência escraviza e enfraquece. Perceba que a vida o enriquece de potenciais. Ao confiar nela, você se torna forte e livre. A verdadeira felicidade está na habilidade de ver tudo com bons olhos.
Errar faz parte da aprendizagem. Todos queremos sempre o melhor, não importa o tamanho do erro.
Diante das leis universais, somos todos inocentes."


                                                  Zíbia Gasparetto


Nosso mundo cheio de maldades, hostilidades, frustrações, violência e hipocrisia nos deixa claro o quanto é difícil enfrentá-lo. É impossível, nos dias de hoje, ocultarmos de nossa infância já mais esclarecida por sua natureza, esta dificuldade. 

Na educação, nossa função é importantíssima pois remete ao exercício de regras de conduta e comportamento, de amor e segurança, de como viver em grupos sociais, enfim, de como prepará-los para a vida fora do lar. 

A escola, na continuidade do papel da família, segue na educação e no ensino aquilo que os enobrece e os prepara para a vida, num sentido mais amplo. Nela, aprende-se a valorizar os conhecimentos e usá-los para, mais tarde, competir no mercado de trabalho.

A partir daí, ingressamos numa espécie de "free way", isto é, cônscios de que nada é tão fácil como parece ser, somos integrantes de um mundo que nos envolve com seus tentáculos, ora do bem, ora do mal. Cabe, no entanto, lembrarmo-nos do que somos e aprendemos a ser, e escolher o caminho que julgarmos ser o mais correto.

E é neste momento, na conscientização de nossa força espiritual e mental, que temos a oportunidade de fazer uma boa escolha. Jamais podemos nos menosprezar diante da vida, pois assim estaremos destruindo nosso poder de enfrentamento e perdendo nossa dignidade como ser humano.

Isso não nos faz melhor que os outros, num espasmo de orgulho absurdo e, sim, nos faz mais fortes e inteligentes, dando-nos condições de discernimento e perspectivas de sucesso em nossa vida, principalmente no que diz respeito às oportunidades de trabalho e realização pessoal.

Cair e levantar. Eis a grande sabedoria daquele que erra e sabe, que do erro deve nascer a aprendizagem. Até mesmo os grandes sábios e nomes da nossa História, um dia, erraram. Quem não erra? Somente aquele que nada faz. 

Que nossa história seja marcada não por erros, mas sim, por acertos,  pelo aprendizado obtido e pela certeza de que devemos e podemos confiar na vida, pois ela é feita de escolhas. Escolhas nossas, com base no que somos e no que exigimos   , uma vez que burilamo-nos da melhor maneira possível para isso.

Que nosso maior potencial seja a fé, a esperança e a busca da felicidade, mesmo sabendo que esta se encontra dentro de nós.





Nenhum comentário:

Postar um comentário